Entrevista para o KR Fãs – Ayalla Feitosa

 

Ter seu trabalho reconhecido é uma honra.

Ter ainda alguém que dedique seu tempo a organizar suas fotos, suas histórias, conversar com você e se interessar por você… essa honra e essa responsabilidade apenas aumentam!

Minha querida Ayalla Feitosa é a organizadora responsável pelo meu fã clube, e vive me presenteando com seu carinho e de quebra ainda me mostrando a alcance de nosso trabalho dedicado ao ensino de ballet clássico para adultos com qualidade e seriedade.

Esta é a Fã page: https://www.facebook.com/karenribeirofas/?fref=ts

E ela me fez uma entrevista, quer conferir?

Segue:

  1. O que o ballet significa para você?

O ballet não é só o meu trabalho. O ballet é a arte que alimenta minha vida em todos os aspectos: emocional, espiritual, físico, financeiro e social. É a minha filosofia de vida.

Ao estuda-lo como bailarina me permite uma reconstrução diária de meu físico, um aquietamento mental (quase que um estado meditativo), um desafio constante e uma superação diária.

Ao estuda-lo como professora me permite um aprofundamento nas questões da compreensão do como ensinar cada passo, a descompo-lo (o passo) para facilitar a compreensão muscular bem como já pensar no que aquele passo vai se transformar ou agregar para formar algum outro… e mesmo o que é necessário construir antes para atingir aquele objetivo ou maturidade muscular para o refinamento técnico objetivado. Ou seja ser professora me permite ir além no estudo da técnica do ballet.

Ao estuda-lo como empresária me permite permear sonhos e realidade. Ir entendendo quem é meu aluno e como conduzir a construção da seriedade que a arte requer, bem como propiciando um espaço de saúde e arte. Afinal meu publico alvo, o adulto, tem características diferenciadas do que é usual em termos de “studios de dança clássica”. Tem rotatividade maior de alunos, seus compromissos, prioridades, tempo, condições financeiras e sociais, e mesmo assim me propor a ensinar ballet de verdade.

2. Desde quando você se inspirou pelo ballet?

Nunca parei para pensar nisso… desde muito pequena tive o privilégio de ter sido apresentada a esse meu grande amor! Como diria meu amigo… seus olhos brilham tanto quando vc fala nesse tal “Ballet”…

3. Qual é o seu ballet favorito?

Meu ballet favorito é aquele que estou estudando no momento… Gosto de esmiuçar todas as caraterística de cada personagem que compõe a história daquele ballet, sua época, o tempo no qual foi montado, como foi a união musical e coreográfica, para quem ele foi montado originalmente, como eram os bailarinos e quem eram eles… Estudar o significado de cada braço, de cada olhar de cada movimentação de cada pantomima… Estudar as montagens de cada grande companhia de ballet, e de preferencia estudar o que os diretores e coreógrafos sugeriram, como construíram os cenários, quais as propostas…

Hoje estou encantada com “A Bela Adormecida”!

4. De todas as personagens que você já dançou, qual é a sua favorita?

Como disse do ballet acima, serve também para as personagens.

Mas tenho um carinho muito especial pelo meu “cupido cubano”, minha “Esmeralda” e claro minha amada “Kitri”…

Mas hoje estou em caso sério de amor com “Aurora”…

5. Você sonha dançar alguma personagem ou ballet, qual?

Sonho sim… só não sei se este sonho eu realizarei… sonho com “O Lago dos Cisnes”… a personagem Odille/Odette.

6. Porque você escolheu ser professora de ballet para adultos?

Na verdade eu acho que eu nunca escolhi. Ser professora de ballet para adultos me escolheu.

Aconteceu naturalmente.

Ao querer voltar a dançar com um corpo de baile que fosse compatível comigo, precisava criar uma escola na qual pudesse desenvolver uma única linguagem. E ser então um conjunto harmonioso e coerente.

Como é em toda grande companhia de ballet, eles tem uma escola por traz, que possibilita a construam da coerência que desejam expressar na traduzo da arte em seus corpos e movimentos.

7. Como foi para ter seus objetivos e sonhos levados à sério? O que teve de enfrentar?

Na verdade a gente se constrói. Para sermos levados casario temos primeiramente que nos levar a serio, mesmo que a idéia que desejemos lançar seja considerada por todos uma loucura, um devaneio. Temos que investir seriamente, tempo, emoção, trabalho, muito trabalho.

Depois você começa a fazer seu caminho. Ah o caminho.

Mas quem trabalha seriamente reconhece um trabalho serio, e passa a trabalhar junto.

As pessoas que se associaram a mim ao longo de todo esse caminho são pessoas que levam a arte do ballet muito a sério. O balletzão de verdade mesmo.

E isso hoje em dia está muito difícil de encontrar… a seriedade. A humildade em ser aluno de seus mestres, de respeita-los e aprender a essência do que mandam. A humildade para remodelar nossos corpos, mesmo que isso seja uma eterna busca.

Hoje conto com a melhor equipe que ja sonhei ter… So de ter Ady Addor ministrando minhas aulas, chega a me emocionar.

Sou só gratidão.

Se tivesse que passar tudo o que passei para ter esse momento que estou vivendo hoje de crescimento… viveria todas as dores, todos os risos, sem problema algum.

E sede firme. O ballet nunca terá dó de você. Ele vai te desafia a desistir com força incalculável… qual será a sua força para desapegar das emoções e focar no trabalho árduo e sem nenhum glamour por trás das cortinas?! Aqui seu diferencial vai começar.

8. Na sua opinião quais são os fatores fundamentais que levam adultos à atigirem um nível quase profissional, como as suas alunas que se apresentam em vários espetáculos maravilhosos?

Minha chatice. kkkkkkkk

To brincando.

O ensino de um modo geral no Brasil é muito sucateado.

Vejo meninas com pouquíssima experiência na área (seja qual for) indo “ser professor”.

Aqui busco enviar de verdade o mínimo escondido através dos passos, para que meus alunos redescubram seus corpos, se desapeguem das emoções que seus músculos retesados guardam, se possibilitem o saber da essência.

Dar aula não é apenas mostrar a sequencia. É ensinar o mínimo, o refinamento do movimento. e para isso é preciso muito estudo, não apenas o superficial.

Ofereço aos meus alunos a seriedade do ENSINO. Conto com os melhores professores do Brasil e do mundo norteando meu estudo (e de minha equipe), lapidando-me como bailarina adulta, para que eu possa no meu corpo redescobrir/descobrir os caminhos que ensinarei aos meus alunos.

Como me proponho a montar ballet de repertório, a minha paixão oficial, e os levo a serio por demais e tenho infinito respeito, procuro ensinar aquilo que estudo e vivencio.

Acho muito complicado ensinar aquilo que não se vivenciou, se perde em essência e estilo. Por isso aceito o chicote que for de meus maestros para pode vivenciar na alma aquilo que desejo ensinar. Estudo aprofundado e não superficial. Dedicação minha exclusiva a isso.

Talvez isso seja o diferencial. (bem como minha formação no todo)

9. Você tem algum conselho para dar as mulheres que sonham em ser bailarinas?

Estudem. Se desconstruam, se possibilitem de verdade o conhecimento. Busquem incansavelmente o ballet de verdade é duro e difícil. Teremos mais desafios superados do que acertos aplaudidos. Não podemos ousar julgar, porque onde há julgamento há estancamento do saber, e com isso não se aprende.

E se seu professor esta pegando no seu pé e o levando a sério, saiba que ele esta acreditando que você pode. Eu quando estou ensinando sou de uma seriedade que as vezes ate me convenço, rsrsrs. E essa seriedade não pode ser comparada com brabeza. Pelo contrario é o estado de concentração que almejamos para entender o porque que o aluno não esta entendendo. Há necessidade de se entender a rígida disciplina que precisa ser vivida, pois apenas assim você conseguira adentrar nas profundezas de sua musculatura e desenvolver o necessário para o ballet acontecer.

Mesmo que seja apenas por hobby, por “Lazer”, para um momento seu… tem que ser bem feito! <3

Ayalla, muito obrigada pela oportunidade de dividir com vocês um pouquinho da minha paixão me palavras!

Com carinho,

Karen

IMG_0549
Seja sempre melhor que sua melhor desculpa!!!

 

Você quer conversar comigo? Tem interesse que eu esteja no seu evento?

Tem interesse em montar um curso em sua cidade ou escola?

Sou e somos super acessíveis e viajamos o brasil para encontrar com você!

É só entrar em contato:

e-mail: balletadultokr@gmail.com ou studio@anaesmeralda.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/silvakaren , https://www.facebook.com/Ballet-Adulto-BALLETADULTOKR-124236430953852/ , https://www.facebook.com/karenribeiroballet/

Instagram: @krballet

 

beijo grande,

KR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.