Em busca da transformação de sonhos em realidade!

Faz tempo que estou tentando parar para atualizar o blog…. mas cade tempo?! Desculpem a demora em responder as perguntas e publicações… mas é incrível como falta tempo para tanta coisa…

Bom semana passada fui uma das 40 selecionadas para fazer o Curso do Maestro BOris Storojkov na São Paulo Companhia de Dança… o curso foi fantástico, e além dos ensinamentos unicos do maestro, tive a oportunidade de repensar e pensar várias coisas….

Uma delas foi a idade do pessoal e a maturidade dos mesmos… futuristas lindos de 14 a 18 anos, contemporâneos interessados, e balzaquianos (poucos uns 5 incluindo eu) realmente interessados no além aula. Para nós era evidente que o aprendizado era maior do que a necessidade de execução perfeita dos movimentos.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a falta de formação concreta dos jovens bailarinos, dos quais ouvi pérolas como: “afe, odeio fazer plie porque engrossa a coxa”  o.O, ou ainda… “ah, prefiro mil vezes ser professor é bem mais fácil” o.O… dentre outras que meu consciente fez questão de esquecer…

Outra coisa que muito me impressionou foi a dificuldade musical dos bailarinos lá… e olha que eu não sou a musicalidade em pessoa, mas procuro não apenas executar os movimentos e sim senti-los dentro da partitura e assim desenvolve-los…

E… o.O… distribuição espaciallllllll… jesusssss…. o que foi aquilo….. Primeiro que alguns jovenzinhos ali devem ter exagerado em seus curriculuns, uma vez que achavam que ao puxar a barra móvel para si a perna do atittude derrier levantaria…. Meu primeiro dia de aula foi lamentável e ainda socorri uma bailarina lesionada (ossos do ofício).

Distribuição na sala de aula… centro. M e o   D e o s.

O segundo dia foi melhor. Ou melhor, foi o meu melhor dia. e então criei coragem. Maestro… de joelhos, reverenciada.

e o quarto e ultimo dia do curso foi o incio de minha jornada… Aluna do maestro Boris Storojkov. Um dos maiores presentes e das maiores honras que ganhei neste ano de 2010. Um investimento que está além de ser para mim. Sou aluna para estudarmos a metodologia e a aplicabilidade da mesma no ensino do ballet clássico para adultos…

O maestro Boris é elegante, possui sabedoria, é sem dúvida nenhum um dos maiores profissionais que tive a oportunidade de conhecer e hoje a honra de ser sua aluna.

E o melhor… meus alunos são alunos dele. Sim… novidades… Levar a sério a arte do ensino da arte do ballet clássico é ser levada a sério e ter seus alunos levados a sério.

Emocionada a cada dia com essa novidade cheia de conteudo, história e arte em nossas vidas!

Apresento-vos meu maestro Boris Storojkov:

Maestro Boris Storojkov e Karen Ribeiro - ultimo dia do Curso intensivo de ballet clássico na SPDC - São Paulo Companhia de Dança.
Maestra Ana Esmeralda (clássico espanhol), Karen Ribeiro, e Maestro Boris Storojkov!
É uma honra, indescritível!

Eu há tempos venho tentando me especializar, estudar com afinco. Mas é dificil conseguir essa formação tão especifica dentro da metodologia vaganova. Temos a oportunidade vendida para cursos de formaçào cubana e royal… Mas a formaçcão da essencia, a russa é complicada. Busquei, me entrsiteci com não, mas não desisti… e eis que de onde eu talvez menos esperasse a grande surpresa.

Quem é o Maestro:

BORIS STOROJKOV
nasceu na Rússia e graduou-se pela Escola de Ballet Russa.

Trabalhou com coreógrafos como Yury Grigorovich, Vasily Vainonen, Oleg Vinogradov, Vladmir Vasiliev, Maya Plisetskaya.

Apresentou-se em diversos países, como Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Itália, França, Inglatera, e outros. Em 1975 entrou para a Universidade de Moscou, onde também fez pós-graduação. Além de ter preparado artistas para o Concurso Internacional de Ballet, em Helsinki, na Finlândia, remontou balés como Giselle, O Corsário, Dom Quixote, O Lago do Cisne, e outros.

Trabalhou no Teatro Nacional de Opera e Ballet do Cairo, Egito (1992 – 1997), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1997 – 2010). Já ministrou aulas para companhias na Inglaterra, República Tcheca, França e Canadá.

No Brasil, atuou como professor convidado em companhias como Deborah Colker, Grupo Corpo, Cisne Negro e Teatro Guaíra.

E hoje com orgulho e com lágrimas nos olhos digo com emoção e devoção: é meu professor.

Obrigado maestro!

8 thoughts on “Em busca da transformação de sonhos em realidade!

  1. Marcela says:

    Que legal Ka, deve ter sido uma oportunidade incrível!!!

    As fotos estão lindasssss…

    Que bom que vc dá aula aos sábados tb, eu ainda vou fazer uma então!

    E que história é essa de fechar o consultório? Simplesmente amei!!! hahaha

    A gente tem mais é que ser feliz mesmo… Faz bem aquele que gosta do que faz…

    Beijossss

  2. Isabela Mello says:

    Estou encantada com seu trabalho… É maravilhoso saber que hoje tenho a oportunidade de usar uma sapatilha novamente em aula, depois de 24 anos… parei de fazer aulas com 13 anos. No entanto ainda respiro ballet… Irei visitá-la a fim de conhecer este espaço e também mostrar o meu trabalho dedicado ao ballet. Um gde beijo. Isabela.

  3. Karin says:

    Prof. Karen

    Adoro te ver perseguindo esse conhecimento todo. Acho fantástico quem se aperfeiçoa e quem se envolve com a busca pelo aprimoramento.
    Fico feliz porque professora que se aperfeiçoa é professora que deixa aluna feliz, com aula diferenciada e renovada. 🙂

    Bisous!

    • BalletAdultoKR says:

      Olá Karin querida….

      MInha grande inspiradora, que ilumina meu caminho…. quando expressa seus desejo me ajuda a delinear de forma ainda mais fina e firme o camino que pretendo trilhar como professora…

      Nossa costureira se chama Dna. Maria. Vc vai adorar!!!

      grande beijo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.